segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tratamento Para A FQ Pode Provocar Perda De Audição


Um novo estudo, publicado na “Otolaryngology-Head and Neck Surgery”, descobriu que um tratamento antibacteriano comum para a fibrose cística pode provocar perda de audição sensorineural, uma desordem do ouvido interno.

Os investigadores reviram registos médicos de 50 pacientes com fibrose cística, tratados durante um período de 13 anos no Hospital Infantil de Boston, tendo descoberto que sete (14%) sofriam de perda de audição sensorineural. Desses sete pacientes, 43 por cento tinham recebido mais de 10 tratamento com aminoglicosídeos administrados por via intravenosa.

O estudo também descobriu que os pacientes que se submeteram a mais de cinco tratamento com aminoglicosídeos, através de irrigação nasal, também apresentavam riscos de perda de audição sensorineural.

As infecções pulmonares e sinusais são comuns nos pacientes com fibrose cística, por isso os aminoglicosídeos são frequentemente administrados aos pacientes com a doença, devido à sua potência contra as bactérias, embora se saiba que os tratamento provocam efeitos secundários, tais como perda de células capilares, o que leva a uma perda de audição.

Assim, os pacientes com fibrose cística devem realizar testes auditivos regulares que avaliem especificamente a perda de audição sensorineural, especialmente quando os pacientes se submetem a tratamentos repetidos com aminoglicosídeos sistémicos ou intranasal.

0 comentários:

Enviar um comentário