sábado, 21 de março de 2009

Hospital De S. João: Líder Na Colheita De Pulmões

O Hospital de S. João (HSJ) do Porto, foi em 2007 a unidade de saúde que efectuou, na Península Ibérica, a maior colheita de pulmões para transplantes, escreve a Lusa.
Os 22 órgãos recolhidos foram, na totalidade, exportados para Espanha, revelou esta terça-feira o responsável do Gabinete de Colheita e Transplantação do HSJ.
O número de colheitas representa, segundo disse Germano Oliveira, «um grande motivo de orgulho» para as equipas responsáveis, em especial porque passaram de «zero para 22», em apenas um ano.
Contudo, o responsável lamentou que todos os órgãos tenham sido exportados para Espanha, pelo que isso representa em termos de «perda de know-how e experiência» para os especialistas portugueses.
Esta situação, disse, deve-se à «ineficácia do programa» de transplantação pulmonar, que em Portugal está centralizado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
Em Portugal, apenas o Hospital de Santa Marta em Lisboa faz transplantes pulmonares mas, por razões que Germano Oliveira escusou comentar, não tem tido capacidade de resposta às necessidades do país, que «necessitaria de transplantar 25/30 pulmões por ano».
Com uma média anual de dois/três transplantes, desde que foi lançado em 2001, o programa de transplantação pulmonar em Portugal tem-se revelado insuficiente, o que leva os doentes portugueses a tentar a sorte em Espanha.
Duplicou colheita de órgãos
O Hospital de S. João duplicou, entre 2005 e 2007, a colheita de rins, fígado e pâncreas.
Um resumo da actividade do Gabinete Coordenador de Colheitas de Órgãos e Transplantação do HSJ refere que em 2005 foram colhidos 49 rins e que, em 2007, o número aumentou para 102 (três descartados e 99 utilizados).
Em Portugal existem cinco gabinetes, de coordenação de colheita de órgãos e transplantação, que funcionam nos hospitais de Santo António e de São João, no Porto, nos da Universidade de Coimbra e no São José e Santa Maria, em Lisboa.
Cada centro integra diversos hospitais onde é autorizada a colheita e a transplantação de órgãos.

0 comentários:

Enviar um comentário