domingo, 22 de março de 2009

A Definição De Fibrose Quistica

A Fibrose Quistica, cujo nome deriva do aspecto quístico e fibroso do pâncreas, é uma doença crónica, heditária causada por alterações genéticas que se transmitem de pais para filhos.
É uma doença com um modo de transmissão recessivo, isto é, para que um indivíduo manifeste a doença é necessário herdar duas cópias do gene Fibrose Quistica.
As pessoas com Fibrose Quistica herdaram pois dois genes FQ, um de cada progenitor. Os pais, que não têm qualquer sintoma, têm um gene FQ e um gene normal, sendo designados por portadores de FQ. Como cada progenitor transmite um dos seus dois genes ao filho, este pode herdar uma de três combinações possíveis: 25% herda dois genes normais, 50% herda um gene normal e um gene FQ (esta criança será um portador tal como os pais) e 25% herda os dois genes de FQ, portanto desenvolve doença.
O objectivo do tratamento é a prevenção da progressão da doença pulmonar, proporcionando maior esperança de vida e uma melhor qualidade de vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Querida amiga, como eu não consigo deixar comentários nos blogues últimamente, não sei qual é o problema, peço que deixes por mim este comentário no blogue do Bruno. Muito obrigada e desculpa o incomodo
"Olá Bruno.
Tomei conhecimento do seu blogue através de uma amiga com FQ, Sandra Campos, uma lutadora por todos que sofrem da doença.
Sou mãe de um menino com FQ.
Parabéns pelo seu blogue, pela sua coragem, força e boa disposição!
Queria colocar uma mensagem sobre o seu blogue no meu, posso?
Gostava também de manter o seu contacto.
Obrigada.
Silvia Rocha ( Anjos)
birocha1@gmail.com
Cumprimentos cordiais"

Anjos disse...

Bem como recebi agora no meu mail o meu próprio comentário, pode ser que já consiga deixar directamente aqui o meu contacto.
Muito obrigada Sandra por teres desbloqueado o meu "blogger"!
Aguardo então o seu contacto Bruno. Muito obrigada.
Sílvia Rocha
http://salgadosanjos.blogspot.com

Enviar um comentário